Carnaval: plumas, pavões, avestruzes e folia!

Poucos se questionam sobre a origem das plumas e penas que adornam os corpos de quem desfila em escolas de samba no Carnaval. Essas penas não caem naturalmente e muito menos nascem como plantas, não é mesmo? Esses materiais provêm de aves como faisão, pavão, ganso ou avestruz.

Já pensou na quantidade de plumas necessárias para um desfile?

Hoje, falaremos sobre avestruzes!

Correeee, Cleidinha!

Com base em pesquisas, cada ave produz cerca de 1.2 kg de plumas e 100% das delas são aproveitadas. As plumas maiores são extraídas da parte traseira dos avestruzes, ainda vivos, conforme caem naturalmente ou são cortadas com tesoura próximo ao couro.

A avestruz é uma ave originária da África que se destaca como a maior ave do planeta. A criação desses animais é chamada estrutiocultura, se iniciou no Brasil em 1995 e cresceu rapidamente como uma das mais rentáveis atividades agropecuárias. Afinal, até mesmo a carne de avestruz pode ser consumida, já que se assemelha à carne de gado.

Apesar dos avestruzes poderem viver entre 40 e 70 anos, aqueles destinados à produção de carne ou couro são abatidos com cerca de um ano a quatro anos de idade.

Você já tinha conhecimento sobre esse assunto? Abaixo, deixo alguns vídeos para mostrar um pouco a dinâmica de preparo desse material:

O preparo das plumas no carnaval
Uma visão geral sobre a criação de avestruzes

Em matérias futuras, podemos falar um pouco mais sobre as especificidades da criação e alguns questionamentos que existem na sociedade relacionados ao bem estar das aves. Espero que gostem!