É um pássaro? Um avião? Ave? É tudo igual? Respondemos!

Começando primeiro com o básico: o que é uma ave?

Aves são terópodes avianos e não são apenas parentes dos dinossauros, mas um ramo legítimo do grupo, ou seja, as aves são os dinossauros atuais. O ancestral mais próximo conhecido atualmente é o Archaeopteryx, que viveu por volta do Jurássico Superior (150,8–148,5 Ma).

Archaeopterix sp. Onde tudo começou?

Aves são seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizadas pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve. As asas, que evoluíram a partir dos membros anteriores, oferecem às aves a capacidade de voar, embora a especiação tenha produzido aves não voadoras, como as avestruzes, pinguins e diversas aves endêmicas insulares. Os sistemas digestivo e respiratório das aves estão adaptados ao voo. Algumas espécies de aves que habitam em ecossistemas aquáticos, como os pinguins e a família dos patos, desenvolveram a capacidade de nadar.

Um exemplo de classificação taxonômica

Elas possuem algumas características em comuns com os crocodilianos, como Comportamento Social, Vocalização, Cuidado parental e Coração com quatro cavidades.

Mas então por que há uma diferenciação?

Bom, resumindo: todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é um pássaro. Os pássaros pertencem à ordem dos Passeriformes, compreendendo a mais numerosa das ordens, incluindo mais da metade de todas as espécies de aves.

Canário-da-terra: um passeriforme

O canto dos pássaros é geralmente melodioso. As suas características dependem da estrutura do aparelho fonador (a siringe), bem como da quantidade e posição dos músculos deste, que variam entre um e sete, possuem pés anisodáctilos e a maioria dos pássaros possui porte pequeno e médio. As aves canoras são, na sua maioria, monógamas, vivendo com um único parceiro ao longo de toda época do acasalamento; no entanto, também se conhecem espécies polígamas, com um macho dominante que acasala com várias fêmeas. Os ninhos dos pássaros são, provavelmente, os que envolvem uma construção mais elaborada entre todas as espécies de aves.

Os filhotes nascem cegos, desprovidos de penas, e raramente cobertos de penugem. São completamente dependentes dos progenitores durante um bom tempo. Pedem alimento aos pais, esticando o pescoço e abrindo o bico, desde as primeiras horas após o nascimento.

A classificação dos Passeriformes é bastante complexa, baseando-se no número e posição dos músculos fonadores e na concreção dos músculos flectores dos dedos.

São aves, mas não são pássaros: Avestruz; Beija-flor; Cegonha; Cisne; Coruja; Ema; Galo; Garça; Gavião; Marreco; Papagaio; Pato; Peru; Pinguim; Pombo; Tucano; Urubu.

A coruja orelhuda (uma ave de rapina strigiforme) te julgando porque você a chamou de pássaro 😀

Referências Bibliográficas

  1. Desconhecido. Aves. [s.d]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aves.
  2. Desconhecido. Passeriformes. [s.d]. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/passeriformes#
  3. Desconhecido. Qual a diferença entre ave e pássaro?. 2020. Postado por Petz. Disponível em: https://www.petz.com.br/blog/curiosidades/diferenca-entre-ave-e-passaro/
  4. Pedras, Cristiano. Qual a diferença entre pássaro e ave? [2016]. Disponível em: https://www.avesarvores.com.br/2015/12/diferenca-entre-passaro-e-ave.html