Sangue pra todo lado! Desvendando as hemácias (ou eritrócitos)

De um modo geral, as hemácias contém hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio (O2) dos alvéolos pulmonares para os tecidos e transportar dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os alvéolos pulmonares. Os eritrócitos variam de tamanho dependendo da espécie.

As hemácias humanas são anucleadas e em forma de disco bicôncavo, isso proporciona grande superfície em relação ao volume, facilitando a troca gasosa, e ela é mantida por proteínas estruturais do citoesqueleto ligadas a membrana da hemácia. Anormalidades ou deficiências dessas proteínas desencadeiam a deformação dos eritrócitos. São flexíveis, passando facilmente pelas bifurcações dos capilares mais finos, onde sofrem deformações temporárias, e possuem de 7 a 8 µm (micrômetro) de diâmetro. Essa deformação não causa ruptura nas células visto que não causa distensão da membrana da célula.

Eritrócitos na micrografia eletrônica. Fonte: Google imagens.

Tanto répteis, aves, anfíbios e peixes possuem eritrócitos na forma elíptica/ovoide, com núcleo centralizado. No caso das aves, suas hemácias são maiores que dos mamíferos e menores que dos répteis, que são geralmente grandes (15-20 micras normalmente). Além disso, nos répteis há fonte secundária de produção de hemácia, como fígado e baço.

Fonte: Site Biomedicina Padrão

Referências Bibliográficas:

Campbell, T. W; Weiser, G.; Allison, W, R; Thrall, A, M. Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária. Roca, 2015. p. 205-239.

Desconhecido. Hematologia em Répteis. [s.d]. Site Tecnologia em Saúde Animal. Disponível em: http://www.tecsa.com.br/artigos/detalhes/patologia-clinica-em-repteis-abrase-n-05.

Salles, Pãmella de Macedo. Exames Laboratoriais: Elementos Figurados Do Sangue. Rio de Janeiro, 2021. 65 slides, color. Slide nº 9.

Sanarflix. Hemácias: definição, fisiologia e mais!. [2019]. Disponível em: https://www.sanarmed.com/fisiologia-das-hemacias.