Vivemos novos tempos em que praticamente tudo se baseia em comunicação. Muito falamos e ouvimos sobre a importância de um bom networking, mas pouco se comenta sobre a necessidade de estabelecermos competências relacionais para que esse networking seja bem sucedido de verdade. E agora certamente você deve estar se perguntando que “raios” de competências relacionais são essas, tão importantes para o desenvolvimento e manutenção do famoso e aclamado networking. Então vamos lá!
As competências relacionais são: autoimagem, administração de conflitos, controle emocional, sociabilidade, comunicação e relação com autoridade, e cada uma delas influencia diretamente a maneira como nos relacionamos com as pessoas, impactando na impressão que causamos. Já aconteceu de você, por exemplo, tentar vendar um produto para alguém e não obter sucesso, e observar que logo em seguida, um colega conseguiu? Então, neste caso, você conseguiu fazer o networking (se relacionar), porém não obteve a qualidade necessária para que ele se tornasse produtivo, enquanto seu colega provavelmente desenvolveu alguma competência que se ligou ao cliente e promoveu esse “match”, alcançando a realização da venda.
Por esta razão, é extremamente interessante que exista esse olhar para a qualidade do networking que está sendo realizado com o meio, não apenas no âmbito pessoal, mas também no ambiente corporativo. Vejo muitos profissionais se questionando sobre não conseguirem a oportunidade de emprego desejada mesmo possuindo um bom currículo e um bom perfil no Linkedin, que é atualmente considerada a maior rede profissional do planeta. Cabe ressaltar que não se trata apenas de panfletar seu perfil por aí, ou sair adicionando pessoas e disparando currículos em seus directs. É preciso planejar, desenvolver e estabelece uma conexão genuína com seus contatos, explorando positivamente as competências relacionais elencadas, para que possa acontecer um aprofundamento desse networking.
Para isso, cuide da sua autoimagem aproveitando de todos os benefícios que o bom senso nos concede, administre suas emoções nos ambientes sociais físicos ou digitais demonstrando inteligência emocional, socialize com objetividade e gentileza, e demonstre sua autoridade profissional. E quando falo sobre reforçar sua autoridade profissional, não me refiro a postar fotos de todos os seus diplomas ou andar pra baixo e pra cima com fotos deles, mas me refiro a acessar o outro com técnica e simplicidade, abordando assuntos relacionados à sua área de atuação com propriedade e segurança.
Um bom exercício? Comece a praticar através do seu Linkedin ou em seu círculo todas essas competências que mencionei. Mas não se esqueça que entre o plantar e o colher, existe algo muito importante chamado tempo, portanto, lembre-se que boas e sólidas relações serão fruto de networking verdadeiro, feito com simpatia, competências e tempo.
Por Mariana Machado