Anemia – além da deficiência de ferro

Anemia é o indicativo de qualquer doença que desencadeia uma redução do valor total de glóbulos vermelhos em um indivíduo, e essa quantidade é medida através da dosagem de hemoglobina. Embora a consequência da anemia mais conhecida seja a pele pálida, o principal problema é em relação à redução da função dos glóbulos vermelhos, ou seja, no transporte do oxigênio para os tecidos.

As causas que desencadeiam a anemia são diversas, com formas de aparecimento da doença e diagnósticos diferentes. Nem sempre a causa está relacionada à alimentação, por isso é sempre melhor investigar a fundo o que a está causando. Ela pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade e gênero, sendo mais comum em gestantes, durante a menstruação e idosos. No quadro abaixo há os diferentes tipos de anemias e o que as causam.

O diagnóstico da anemia é realizado através da análise da história clínica do paciente e do hemograma. O tratamento da anemia varia conforme o agente causador e visa repor os níveis de eritrócitos e hemoglobina em quantidades normais no sangue.

Para fins de comparação, seguem abaixo quadros comparativos de hemogramas entre seres humanos, caninos, felinos e equinos:

Fonte: Estudo Comparativo entre o Hemograma Humano e Veterinário (Soares, Cordeiro, Sales & Santos, 2012).

Referências Bibliográficas

  1. Paula, Dr. Erich V de. Anemias. [S.D]. Disponível em: https://www.hemocentro.unicamp.br/doencas-de-sangue/anemias/.
  2. Carda, Dr. José. Anemia: o que é, causas, tipos, sintomas e tratamento. Data da última revisão: 05/04/2021. Disponível em: https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/hematologia/anemia/
  3. Soares, Bruno Ferreira; Cordeiro, Priscila Pessoa; Sales, Bruno Barbosa de; Santos, Carlos Fernando dos. Estudo Comparativo entre o Hemograma Humano e Veterinário. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 16, n. 4, p. 87-100, 2012. Disponível em: file:///E:/Down/2629.pdf.