Entendendo o básico sobre os dentes de filhotes

Da mesma forma que os seres humanos, cães e gatos também têm dentes de leite no início de suas vidas. A troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes podem ocorrer entre o terceiro e sétimo mês de vida. Normalmente, durante este período, o Veterinário recebe a queixa (quase unânime), de que o filhote tem uma mania péssima de morder tudo e a todos. É normal. Tá doendo a beça… tá coçando e ele tá conhecendo o mundo! A boca é fundamental para que ele se conecte com texturas e sabores existentes.

E a higiene bucal?

O condicionamento aos hábitos básicos de higiene deve começar quando os bichinhos ainda são filhotes, por ser mais fácil e por eles se adaptarem bem a rotina. A escovação deve ser feita diariamente, com uma escova de cerdas macias, gaze ou escovinha de silicone que encaixa no dedo. O gel dental deve ser o específico para cães e gatos, vendido em pet shops.

Existem também, no mercado pet espumas bucais, solução bucal que adiciona na água do bebedouro, pastas enzimáticas, palitos e petiscos higienizadores. Porém, estes eu recomendo que sejam usados após uma consulta com o Médico Veterinário. Com o trabalho em conjunto, vocês conseguem definir o que é mais funcional e indicado para o seu animalzinho.

Mais adiante falaremos sobre saúde bucal dos cães e gatos quando adultos, bem como as consequências da falta de cuidados.

M.V. Evelyn Ribeiro Roza

A foto postada é do meu paciente Cookie, quando perdeu um dos dentes caninos. A tutora conseguiu registrar o momento. Publicação da imagem realizada com autorização da tutora Veruska

Uma resposta