Ecolocalização – uma forma diferente de “enxergar”

🤔 Você sabe o que é Ecolocalização?.A ecolocalização consiste na utilização de ondas sonoras para identificação de objetos e outros seres vivos que possam estar “invisíveis” (ou muito pequenos), ou que encontrem-se situados à longas distâncias (fora do campo de visão do observador). Podemos dizer que é uma espécie de sistema de sonar da própria natureza..Para ocorrer esse processo, é necessário que o animal apresente órgãos capazes de emitir um sinal acústico e de interpretar o eco desse sinal emitido, em geral, sons de alta frequência (que não são perceptíveis pelo ouvido humano).Mais de mil espécies empregam a ecolocalização, incluindo a maioria dos morcegos, todos os odontocetos e pequenos mamíferos..

🦇 Os morcegos são animais noturnos e, por isso, contam com a ecolocalização para movimentar-se, pois a visão, nessas condições, não se apresenta tão eficiente. Eles emitem espécies de gritos pela boca ou pelas narinas que são inaudíveis para humanos. Esses impulsos de ultrassom atingem objetos e são refletidos na forma de ecos, que, então, são captados pelos ouvidos desse animal e processados. Isso possibilita que o morcego consiga identificar a forma e a dimensão desses objetos e, consequentemente, reconheça o meio em que se encontram..

🐬 Os golfinhos, animais mamíferos do grupo dos cetáceos, também realizam a ecolocalização para perceber o ambiente a sua volta. Esses animais emitem pulsos ultrassônicos de frequência variável pela laringe e captam o eco por meio de suas mandíbulas. Nesse local, o sinal é transmitido por canais até os ouvidos do golfinho. Assim como outros animais que realizam a ecolocalização, o golfinho pode perceber todo o meio em torno dele, localizando presas e garantindo uma distância segura de alguns objetos..Gostou de saber mais?

Estudando Bichos: seu canal de conhecimento animal

Um pouco da física da ecolocalização muito bem explicada
Explicando o fenômeno em cetáceos. Muito legal!