Lagartixas de todos os tipos e tamanhos – Biodicas

Hoje eu irei te explicar sobre as Lagartixas de todos os tipos e tamanhos. Primeiramente, a lagartixa é um pequeno lagarto conhecido pela habilidade de andar em superfícies como paredes e tetos. Existem por volta de 750 espécies de lagartixas e elas vivem em regiões quentes do planeta, nos mais diversos habitats, como em florestas e em desertos, tendo também as que vivem em ambientes domésticos. Possuem hábitos noturnos e se alimentam de insetos (tchauzinho, moscas e mosquitos), além de emitirem sons, que podem variar de cliques ou assobios suaves a cacarejos e guinchos agudos.

O vídeo com a Bia está disponível no Youtube. Clique e maratone essa tempora de Biodicas, que está muito legal!

As lagartixas estão entre os menores lagartos do mundo. Seu corpo é curto e robusto, a pele é delicada e maioria possui coloração cinza, marrom ou amarelada. Muitas lagartixas podem ter a cauda rompida com facilidade, mas quando isso acontece, uma nova cauda geralmente cresce no lugar. O que as permite escalar superfícies com facilidade é uma estrutura presente em suas patas que são semelhantes a minúsculas cerdas. Nelas, há centenas de almofadas menores ainda, que se abrem quando a lagartixa escala uma superfície, aumentando assim a aderência. Contudo, dependendo o habitat em que o animal vive ele acaba não as possuindo, como o Gecko Leopardo.

Você tem maturidade para essa mão? Não tenho!

Lagartixa-doméstica-tropical

Essa é a famosa lagartixa de parede (Hemidactylus mabouia) e ela é facilmente encontrada dentro das casas e no meio urbano. Dependendo da região do Brasil, ela também pode ser conhecida como: briba, víbora, lapixa, crocodilinho de parede, lambioia, taruíra, labigó, tiquiri e osga. Não é um animal venenoso e possui alta capacidade para escalar superfícies e tem como distribuição geográfica a África, América do Sul, América Central e América do Norte.

Geralmente se alimenta de insetos, possuindo uma grande importância ecológica como agente biológico no controle de pragas urbanas. É de hábito noturno, vive aproximadamente entre dois e cinco anos e a fêmea costuma colocar até dois ovos por ninhada. Possuem cores claras, quase transparentes, cabeça arredondada e pele sem escamas. Há também outras espécies do gênero Hemidactylus conhecidas como lagartixa-doméstica, entre elas a Hemidactylus frenatus.

Hemidactylus mabouia

Gecko Leopardo

Acredito que seja a espécie de lagartixa mais conhecida atualmente, e isso se dá por conta de seu comportamento calmo e curioso. Eles são bastante indicados para pessoas que gostam de terrários, principalmente para os que ainda não possuem alguma experiência. Possui hábitos ativos ao anoitecer e de noite, e os Geckos estão presentes na ordem dos escamados, podendo ser encontrados nas florestas tropicais, no deserto ou em zonas montanhosas.

Seu corpo é cilíndrico, compacto e ligeiramente achatado na parte superior, sendo coberto por escamas muito finas e por isso parece aveludada ao toque. Este réptil também muda regularmente a camada exterior da pele. A sua longa cauda é fundamental para manter o equilíbrio e coordenação.

Eublepharis macularius

Lagartixa Gigante da Nova Caledônia

Também conhecida como Lagartixa Gigante de Leach (Rhacodactylus leachianus), essa espécie pertence à família Diplodactylidae e é endêmica da Nova Caledônia. Essa lagartixa é considerada a maior do mundo, pode apresentar-se em tons de verde mosqueado, cinza e marrom. Possui como alimentação insetos, aranhas, pequenos vertebrados, frutas, néctar e seiva, incluindo o Crested Gecko (Correlophus ciliatus). Esta espécie pode viver mais de 20 anos em cativeiro.

Rhacodactylus leachianus

Crested Gecko (Correlophus ciliatus)

Semelhante à Lagartixa Gigante de Leach, o Crested Gecko (Lagartixa com Crista) também pertence à família Diplodactylidae e é endêmico da Nova Caledônia, e esta espécie foi considerada extinta até ser redescoberta em 1994. É um animal noturno e normalmente costuma alimentar-se de grilos e de pequenas quantidades de fruta. As lagartixas com crista são provavelmente importantes na distribuição de pólen para vários néctares e plantas frutíferas. Descobriu-se que essas lagartixas hospedam amebas e protozoários parasitas, como Entamoeba invadens e Isospora sykorai.

As lagartixas com crista têm uma cabeça triangular relativamente grande, com dois olhos grandes e duas aberturas para as orelhas relativamente grandes em cada lado da cabeça. Escamas granulares muito finas de cor castanha clara, cor de pêssego ou marrom avermelhado cobrem seus corpos longos, caudas moderadamente espessas e preênseis. A parte traseira normalmente tem um padrão de listras laterais mais escuras. Crista fina, contínua e calcária, projeta-se ao longo de cada lado do dorso e também acima dos olhos e porções dos membros. Acima dos olhos, essas cristas parecem servir principalmente para manter a poeira e outras partículas afastadas, mas não se sabe qual é o propósito das cristas dorsais e dos membros; eles podem ser usados ​​na discriminação entre parceiros potenciais. 

Correlophus ciliatus

Referências

  1. Alves, Victor. A Lagartixa Doméstica Tropical. 2017. Disponível em: https://www.portaldosanimais.com.br/informacoes/a-lagartixa-domestica-tropical/.
  2. Anjos, Luciano Alves dos, et al. Ecologia de um lagarto exótico (Hemidactylus mabouia, Gekkonidae) vivendo na natureza (campo ruderal) em Valinhos, São Paulo. 2004
  3. Barczyk, Brian. Ultimate Guide To The Largest Geckos In The World!! 2019. Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=50KDhKUOrqI&t=554.
  4. Brusso, Kristin. Rhacodactylus ciliatus. 2013. Animal Diversity Web. Disponível em: http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Rhacodactylus_ciliatus.html.
  5. De Vosjoli, Phillipe; Repashy, Allen; Fast, Frank. Rhacodactylus: The Complete Guide to their Selection and Care. 2003. ISBN: 0974297100 9780974297101.
  6. Desconhecido. Lagartixa. Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/lagartixa/481353>
  7. Desconhecido. Gecko Leopardo. Web, [S.D]. Disponível em: https://www.zooplus.pt/magazine/repteis/especies-repteis/gecko-leopardo
  8. Uetz, Peter; Hallermann, Jakob. Hemidactylus mabouia (Moreau De Jonnès, 1818). Disponível em: https://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=hemidactylus&species=mabouia.