Você sabia que você consegue melhorar a qualidade de vida do seu animal através do enriquecimento ambiental? Mas você sabe o que é isso?
O enriquecimento ambiental consiste na implementação de medidas que visam adicionar elementos lúdicos para gerar experiências ao animal, aumentando sua qualidade de vida, podendo ser através da alimentação, raciocínio, atividade física e parte social. Tem como objetivo imitar experiências que o mesmo teria estando na natureza e, com isso, acaba tendo um aumento de diversão enquanto aguça seus sentidos. Geralmente isso é feito com certa frequência para cães e gatos, no caso dos felinos seria ao compor o ambiente com arranhadores, prateleiras com degraus, estante, entre outros. Outros elementos como plantas, tapetes interativos e objetos mastigáveis também são meios de conseguir aprimorar o ambiente.
Certo, mas como raios isso pode ser feito para psitacídeos?
Bom, os psitacídeos nada mais são do que araras, papagaios, periquitos, maritacas, cacatuas e calopsitas. De acordo com Jepson (2010), para a criação destas espécies as instalações devem ser adequadas com base nas necessidades fisiológicas dos animais, evitando assim, o desenvolvimento de patologias. As aves, principalmente os psitacídeos, possuem alta capacidade cognitiva, necessitando de estímulos para manter o bom funcionamento das funções nervosas.
Um estudo realizado em 2019 por Eleuterio et al mostrou que, ao realizar um enriquecimento ambiental do tipo cognitivo, alimentar e físico ocasionou um aumento da expressão de hábitos inatos dos indivíduos, como forrageamento e locomoção, instigando a curiosidade dos indivíduos, reduzindo assim seus comportamentos de inatividade ou manutenção excessiva de penas. Para isso, foram utilizados rolos de papelão, sacos de papel, feno, frutas utilizadas na dieta (banana, uva, goiaba), folhas de palmeira, espigas de milho, amendoim e tiras de barbantes.
Com esses materiais, eles foram colocando feno, folhas de palmeira, frutas e sementes em quantidades razoáveis dentro dos rolos de papelão e sacolas de papel. Nos rolos, as frutas foram banana e goiaba em tamanhos variados, já nas sacolas foram mais sementes e uvas. Eles conectaram utilizando tiras de barbantes os rolos, formando um grande tubo, e as sacolas foram fechadas também com eles, mas de maneira independente (rolos de sacolas), totalizando 08 sacolas de papel recheadas com os materiais e 03 conjuntos de rolos, contendo em cada conjunto, 05 rolos recheados de materiais.
É importante que sejam criadas maneiras de instigar os animais a mexerem nos objetos de enriquecimento, colocando comidas e sementes para que eles obtenham um bom objetivo final (além de uma gostosa recompensa).
Referências Bibliográficas
- Desconhecido. O que é Enriquecimento Ambiental e qual a sua importância para seu pet? In Matsuda Pet. Disponível em: https://matsudapet.com.br/blog/o-que-e-enriquecimento-ambiental-e-qual-a-sua-importancia-para-seu-pet/.
- Eleuterio, B.K.N; Linhares, M.L.R; Almeida, A.O.; Lima, R.C.S; Andrade, R.A; Santos, B.M.B. Relato de Caso de Enriquecimento Ambiental como forma de Bem-Estar para Psitacídeos mantidos sob cuidados humanos. In: VII Encontro De Iniciação À Pesquisa, 15º Semana Acadêmica, 2019, Ceará. Conexão Unifametro 2019: Diversidades Tecnológicas e seus Impactos Sustentáveis. Ceará, 2019. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/5da50a51-162c-4f47-8507-059143cda1d7-relato-de-caso-de-enriquecimento-ambiental-como-forma-de-bem-estar-para-psitacdeos-mantidos-sob-cuidados-humanospdf.pdf.
- Jepson, L. Clínica de animais exóticos: referência rápida. 1. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 592p.
- Pepperberg, I.M. Cognitive and communicative abilities of Grey parrots. Applied Animal Behaviour Science, v.100, p.77-86, 2006.
Piadas de tiozão do pavê: Rapha Scherer