Já vi esse meme inúmeras vezes. Acho bem engraçado! Mas, confesso que casos como esse na vida real são um pouco caóticos, porque até a gente identificar que o gato não come a ração por causa do modelo do pote e como a ração está disponibilizada dentro dele, demora.
O primeiro ponto (e mais importante, na minha opinião) é o comedouro ter bordas baixas (nisso, o meme está correto). Os gatos têm muita sensibilidade nos bigodinhos (as vibrissas) e esbarrar na beirada do pote incomoda muito.
O rosto dos gatos, no geral, é mais “achatadinho” do que o dos cães (se formos comparar), gatos não tem focinho alongado. A gente, sem prestar muita atenção nisso, quer que o gato coma no mesmo modelo de comedouro de cachorro. Não vai funcionar, porque o acesso deles aos cantos do pote, por mais que seja um pote raso, não é confortável.
Antes de você falar o que eu sei que você tá pensando (“nossa, mas como gatos são ‘cri cri’ “), quero que se lembre que estuda-se muito menos o bem estar dos gatos do que dos cães. Lembre-se também de que a ala de cães em qualquer pet shop é muito maior do que a de gatos; que esse aumento de famílias escolhendo ter gatos ao invés de cães é muito recente. Portanto, o pobre coitado do gato, por muito tempo, foi tratado como um cachorro pequeno, o que ele está muito longe de ser.
Aqui, iremos falar de cada espécie com suas particularidades, e quando a gente entende quem é “o gato” do que ele precisa e gosta, te garanto que é um caminho sem volta, impossível não amar.
Voltando agora dos delírios de uma veterinária apaixonada, para o que falávamos antes, já temos no mercado boas opções de comedouros com um fundo oval, ou seja, sem cantinhos. Quem não quiser gastar dinheiro e mesmo assim aderir a ideia, uma cumbuca rasa e larga que tiver em casa, pode substituir bem, como também pratinhos de sobremesa ou pires, por não ter borda.
Já aproveitando o assunto, quero muito ressaltar que ração de gato tem alto teor proteico, por isso ela tem um aroma intenso assim que servida, mas com o tempo no ambiente, vai ficando com aspecto de bolacha murcha, sem gosto e sem crocância.
Felinos, em geral, fazem várias pequenas refeições durante o dia, caso não haja uma ressalva levantada pelo médico veterinário (como obesidade, por exemplo), sugiro que a quantidade diária que o gato deve comer seja dividida em 3 ou 4 refeições e antes da refeição ser servida, o comedouro deve ser higienizado.
Espero que todas as minhas colocações tenham acrescentado algo. Sigo à disposição.
M.V. Evelyn Ribeiro Roza
instagram: @evelynribeirovet
e-mail: [email protected]