É muito importante que a gente consiga identificar infecção tanto por FeLV quanto por FIV logo no início, para que seja possível otimizar os cuidados de saúde individuais e prevenir novas infecções.
Para que possa ser confirmada a infecção, é preciso fazer a sorologia. A interpretação desses resultados requer a integração de alguns fatores, como: achados clínicos, fatores de risco do paciente e desempenho dos testes utilizados.
A FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) é um retrovírus do gênero Lentivirus, com uma soroprevalência mundial que pode variar de 5 a 30% dependendo da região e população testada! Alta, né?
O principal modo de transmissão da FIV é através de brigas, geralmente territoriais e por fêmeas, de gatos machos, doentes e em liberdade. Por isso é MUITO importante que seu gato FIQUE EM CASA!
Os gatos infectados com esse retrovírus correm sérios riscos de desenvolver disfunção imunológica, apesar disso não reduzir a sua expectativa de vida. Porém, essa disfunção pode aparecer como infecções bacterianas, virais ou protozoárias atípicas e refratárias, além de parasitose. Com a imunidade frágil, até um simples resfriado pode virar um grande problema, viu?
Já no segundo estágio da doença, podem ocorrer citopenias persistentes (queda brusca das células sanguíneas no corpo), linfoma de alto grau, perda de peso inexplicada e sinais neurológicos. Manter seu gato em casa, com a mesma telada, é de suma importância para a proteção dele e dos demais.
Então, gente, eu imploro: não deixe seu gato dar a famosa saidinha na rua. Isso só traz malefícios para a saúde dos felinos, fora o fato de que ele pode ser roubado ou até mesmo assassinado (intencionalmente ou não). Telem suas casas, comprem coleiras para acostumar seus gatos a andar com guia na rua. Se for aos poucos e com bastante carinho, amor e paciência, seus gatos mesmo adultos conseguem se acostumar com ela. É questão de criar o hábito. Outra coisa que é muito importante a ser feita é o enriquecimento ambiental, com aquelas prateleiras, nichos e pontes no alto da parede. Se você não tem como comprar, não é difícil de fazer, existem diversos tutoriais para ajudar a construir de forma segura e com bom custo benefício. Inclusive, o uso do enriquecimento ambiental diminui o estresse que o seu gato pode ter ao estar entediado em casa, não queremos que ele acabe ficando agressivo, depressivo ou ansioso. Só benefícios!